25/02/2023

Casa Ferreirinha, ícone do Douro

 

Veja aqui os vinhos da Casa Ferreirinha

 

A Casa Ferreirinha, vinícola fundada em 1952 em homenagem a Dona Antônia Adelaide Ferreira, é um tributo à sua história e sua contribuição para a indústria do vinho em Portugal.

 

É impossível falar desta impressionante vinícola sem contar um pouco da história de Dona Antônia Adelaide Ferreira (1811-1896), também conhecida como a "Ferreirinha", pois ela foi uma importante figura do mundo do vinho na região do Douro.

 

Ferreirinha herdou uma pequena propriedade vitícola da família quando ainda era jovem e, com muita determinação e trabalho árduo, conseguiu expandir seu patrimônio e se tornar uma das mais ricas proprietárias de vinhas na região do Douro. Ela comprou diversas propriedades vitícolas ao longo de sua vida e também fundou uma empresa de transporte fluvial para levar seus vinhos até a cidade do Porto.

 

Voltando a vinícola, a Casa Ferreirinha é reconhecida por sua tradição e qualidade na produção de vinhos, tendo ganho inúmeros prêmios ao longo dos anos. Um de seus vinhos mais famosos e icônicos é o Barca Velha, um tinto de guarda que é considerado um dos melhores vinhos portugueses e um dos mais caros do país, sendo produzido apenas em anos excepcionais, com uvas selecionadas das melhores vinhas da Casa Ferreirinha. 

 

Além do Barca Velha, a Casa Ferreirinha produz outros vinhos de alta qualidade, como o Vinha Grande, o Callabriga, o Quinta da Leda e o Papa Figos, entre outros. A vinícola também é conhecida por sua bela adega histórica, construída em 1890, que foi restaurada e preservada como um patrimônio cultural da região.